Sistemas Operacionais Android e IOS + 10 Aplicativos úteis

O constante processo de desenvolvimento tecnológico atual deu-se principalmente para melhorar a produtividade, eficiência e rapidez nos processos relacionados ao trabalho. Na informática, com o advento dos tablets e smartphones, as pessoas conseguiram ganhar mais agilidade e facilitar o manuseio das informações, levando consigo seus compromissos e mantendo-se atualizadas onde quer que fossem.

Logo surgiu a necessidade de desenvolver sistemas operacionais compatíveis a esses aparelhos digitais. O sistema operacional é uma ferramenta (software) que tem o objetivo de fornecer uma plataforma para que os usuários executem programas através de hardware e outros aplicativos. Ele tem a capacidade de gerenciar todos os recursos do sistema de forma organizada e otimizada.

Nesta post iremos dar ênfase aos sistemas Android (Google) e o iOS (Apple) e alguns aplicativos úteis para a maioria dos usuários.

Android vs IOS

Sendo bem direto: por ser um sistema operacional proprietário, o IOS tem a tendência de ser mais seguro e com um suporte mais qualificado, já o Android tem a vantagem de ser um sistema operacional livre fazendo com que vários desenvolvedores pelo mundo inteiro trabalhem em melhorias e novidades para ele. Em relação a aparelhos disponíveis no mercado, temos que destacar que o Android possui um leque muito maior, inclusive integrado a smartphones de baixíssimo custo que podem atender a pessoas que querem fazer uso de aplicativos e acessar a internet sem gastar muito dinheiro. Lembrando que também é possível adquirir aparelhos com Android de elevadíssima performance.

Já os aparelhos IOS estão em menor número no mercado e geralmente tem um preço mais elevado, mas em compensação se você deseja desempenho, dificilmente se decepcionará com um aparelho da Apple, são de excelente qualidade e como citado anteriormente, tem um suporte muito eficiente, enquanto aparelhos Android geralmente dependem muito da fabricante do aparelho, fazendo com que o suporte seja extremamente imprevisível analisando como um todo.

Podemos notar em alguns fóruns e sites, pessoas defendendo o seu sistema preferido como se fosse um filho, mas será que isso faz algum sentido?

A conclusão que cheguei é que cada um tem suas qualidades e particularidades, algo no estilo PS3 e Xbox 360, no geral eles tem mais detalhes em comum do que diferenças, acredito que a escolha vai do gosto de cada um, eu particularmente tenho um smartphone com Android e tenho a intenção de adquirir um IPad. Se você é um usuário comum, qualquer um desses sistemas pode lhe atender, se você é um profissional da área de T.I seria interessante ter um aparelho de cada e ter contato com as duas tecnologias para criar uma familiaridade que poderá ajudar em seu trabalho.

Aplicativos

Fiz uma lista com um top 10 de aplicativos que considero úteis e que poderão ajudar muitas pessoas nas mais diversas tarefas do dia a dia:

1 – Evernote: Se você é do tipo que gosta de anotar todas suas idéias, esse aplicativo é extremamente útil. Com ele você pode anotar suas idéias de forma escrita, por comando de voz, pode anexar imagens e vídeos, salvar páginas da internet, etc. E o melhor, em qualquer lugar que você baixar o programa, poderá visualizar esses dados, ou seja, pode acessá-los no tablet, notebook, smartphone, desktop. Também recomendo para pessoas que tem que lembrar de muitas coisas no trabalho e na escola. Aplicativo muito robusto e útil.

2 – Whatsapp: Esse aplicativo na minha opinião é obrigatório, se você conversa muito por mensagens e não quer gastar créditos, é um comunicador universal entre diversas plataformas e a única coisa necessária para usá-lo é se cadastrar em 30 segundos e que seus contatos também tenham o aplicativo instalado.

3 – Tweetdeck: Se você utiliza ou gerencia várias contas de twitter e facebook ao mesmo tempo, aqui está a solução. O aplicativo possui uma interface bonita e simples de administrar todas as contas. Mesmo se você utilizar apenas uma conta de sua rede social preferida, o tweetdeck vai facilitar e muito a visualização de sua timeline.

4 – Shazam: Não sei bem qual é a mágica desse aplicativo, mas ao colocá-lo para “ouvir” quase qualquer música tocando em um ambiente, ele te mostrará o nome da música e o álbum que essa faixa pertence. Podem acreditar, testei o app bastante e ele achou 90% das músicas que toquei: pagodempbraphip hoprock, sertanejojazz, etc. O único estilo que o app não retornou bem foi funk. Porque será? Que preconceito desse aplicativo!

5 – WordPress: Se você quer gerenciar seu blog no wordpress, basta baixar o aplicativo que leva o mesmo nome, com ele poderá moderar comentários, criar páginas e postar artigos de qualquer lugar.

6 – Blogger: Mesmo caso do aplicativo WordPress, se você tem um blog na plataforma Blogger, poderá fazer todo o gerenciamento do mesmo através do seu aparelho.

7 – gReader: Eu utilizo no meu smartphone Android, o gReader (não oficial) como leitor de Feeds (atualizações de sites), é uma excelente forma para acompanhar seus blogs e sites preferidos sem precisar acessar um navegador a todo momento, além disso todos os posts são recebidos quando você está online, mas se você ficar off-line ou sem créditos, os posts atualizados até o momento ficam ali disponíveis para você ler quando quiser.

8 – Wunderlist: Esse aplicativo é um excelente gerenciador de tarefas, ele alerta o usuário sobre suas principais tarefas do dia de forma fácil e amigável.

9 – Angry Birds: Antes de jogar esse game pela primeira vez, eu meio que desdenhava dele, pois é um jogo de fato muito simples, mas podem acreditar, ao começar a jogá-lo o vicio é imediato. Não é a toa que esse jogo tem tantos downloads. Era até dispensável indicar Angry Birds devido a sua popularidade, mas se alguém esteve em uma caverna nos últimos anos, fica a dica.

10 – Messenger: Um aplicativo simples para conversar com seus contatos no Facebook sem necessidade de acessar o site da rede social.

Conclusão

Existem diversos outros aplicativos para os sistemas operacionais Android e IOS, se fosse citar todos que são úteis, escreveria um dicionário e não um post.

O legal de um blog é justamente a troca de idéias, por isso conto com vocês leitores do Geeks of Wars, para indicar outros bons aplicativos para todos.

E ai, o que vocês acham dos dois principais sistemas operacionais do mercado? Consideram algum melhor do que o outro?

Deixem suas opiniões e sugestões de aplicativos nos comentários!


Gostou do post? Então que tal seguir o nosso Twitter e curtir a nossa página no Facebook para você continuar acompanhando todos os nossos posts sobre coisas nerds e cultura pop em geral, diariamente, em suas redes sociais.


Se você tem alguma sugestão de post, dúvidas, críticas e elogios, nos envie um e-mail para contato@elite42.com.br. Queremos ouvir você, sua opinião é sempre muito importante para nós!


Você já faz parte do nosso Grupo no Facebook? Faça já parte e interaja com os redatores e outros leitores do site! Link para o grupo: https://www.facebook.com/groups/elite42

  • Pingback: Objetivos para 2013 + um papo sobre 2012()