Desde o início da era dos smartphones sempre tive em mente que duas franquias eram perfeitas para essa nova tecnologia: Yu-Gi-Oh e Pokémon. No entanto com o passar dos anos nunca vi uma dessas franquias ser transportada para os celulares de forma digna, competitiva, clássica. Tivemos o lançamento de Pokémon Go que ameaçou se tornar um grande jogo, mas nunca passou de uma promessa, principalmente por não apostar nas batalhas como grande trunfo.

Até que no início de 2017 surge Yu-Gi-Oh! Duel Links, um jogo localizado para o português BR, gratuito, viciante e totalmente competitivo para aqueles que desejam se aprofundar, mas também divertindo jogadores casuais. Trata-se de um jogo muito variado, podendo o jogador ficar horas montando decks para os mais diversos tipos de adversários e modos de jogo.

Um dos fatores que o jogo me ganhou de cara foi a possibilidade de adicionar amigos e duelar com eles a qualquer momento, mas falarei mais sobre isso a frente com mais detalhes.

Diferente do card game tradicional onde temos 5 espaços de monstros mais 5 espaços para armadilhas/magias, aqui temos 3 espaços para cada tipo de carta o que acaba tornando o jogo mais dinâmico, algo importantíssimo para um jogo de celular. Dependendo da habilidade dos jogadores, um duelo pode durar poucos minutos ou se estender por vários e vários turnos e muito tempo, apesar de geralmente duelos meta game (com as cartas mais poderosas do jogo) serem mais ágeis, já que os jogadores vão direto ao ponto.

Também diferente do card game e outros jogos de Yu-Gi-Oh , nosso deck aqui pode conter no mínimo 20 e no máximo 30 cartas, fazendo com que a montagem do deck seja extremamente importante e criteriosa, sendo recomendado que todas cartas trabalhem juntas principalmente nos duelos rankeados que darei mais detalhes à frente.

Personagens e Cartas

Mais um detalhe importante é que no jogo sempre controlamos um personagem clássico do desenho Yu-Gi-Oh estando disponíveis no momento em que escrevo este review os seguintes: Yu Gi, Kaiba, Joey, Mai, Tea, Weevil, Mako, Bakura, Bandit Keith, Ishizu, Odion, Pegasus e os Irmãos Paradox. Detalhe que você tem que desbloquear os personagens aos poucos avançando nas fases e alguns através de eventos que são bem frequentes dentro do jogo. Cada um desses personagens tem várias habilidades próprias adquiridas duelando e chegando a determinados níveis de EXP e que podem ser usadas em duelos em complemento as cartas e são ativadas cumprindo condições específicas no duelo, tendo um sistema bem complexo e agregando muito ao jogo que por si só já é bem elaborado com suas cartas de efeito, de fusão, armadilhas, mágicas, etc.

Cada carta tem seu nível de raridade no jogo como por exemplo as Ultra Raras (UR) e Super Raras (SR), geralmente as mais cobiçadas e tendo apenas uma ou duas dentro de um box de cartas, sendo necessário resetar a box caso queira mais um exemplar, sendo possível usar apenas 3 cartas de mesmo nome em um duelo.

Modos de jogo

Yu-Gi-Oh! Duel Links tem basicamente as seguintes modalidades de jogo:

Mundo de Duelos: aqui é o “hall” principal do jogo e onde pode acessar todos os outros locais. Aqui é onde você enfrenta personagens controlados pela inteligência artificial do jogo e vai subindo de fases (estas compostas por várias missões) e ganhando recompensas que podem ser ouro, usado no Mercador de Cards, chaves para usar no Portão, onde enfrentamos os duelistas lendários (basicamente quase todos personagens clássicos do desenho como Yu Gi, Kaiba, Joey, Pegasus, etc), gemas, usadas para comprar cards na loja do jogo e que também podem ser compradas com dinheiro real e aqui fica um detalhe importante: apesar de ser possível comprar cards com dinheiro, o jogo fornece uma quantidade de gemas o suficiente para jogar sem gastar nada, claro que os chamados Burgueses Safados tem a chance de ter maior variedade de cartas Ultra Raras com dinheiro, mas isso não é tão determinante em Yu-Gi-Oh! Duel Links como já vi em outros games.

Dentro do Mundo de Duelos ainda é possível enfrentar o Andarilho, um duelista misteriosos que aparece aleatoriamente ou enviado por um amigo e que te dá mais experiência que os NPCs normais.

Escola de Duelo: neste modo você pode aprender algumas estratégias mais complexas de jogo, conseguir novas ideias e ainda ganha recompensas por isso. Você duelar com um deck emprestado e tentar vencer a partida, fazer os desafios chamados trívias de duelo tendo que vencer o final de um duelo em condições específicas, sendo alguns bem desafiadores e fazendo com que o jogador repita várias vezes até conseguir e entender a estratégia.

Estúdio de Cards: nesta área você pode editar seus decks, conferir um grande catálogo de cards podendo converter cartas muito repetidas em ouro e outros itens que possibilitam comprar cards que ainda não tem no Mercador. Temos uma área de personalização onde podemos mudar a parte traseira das nossas cartas e a esteira de jogo que é o local onde colocamos as cartas no duelo. Ainda existe a Mesa de Decks onde o jogador pode publicar decks em um mural e exibir outros decks, além ainda dos Relatórios KC (Kaiba Corporation) onde o jogador consegue verificar vários status e informações relevantes de Yu-Gi-Oh! Duel Links.

Arena JxJ: Nesse modo o grande destaque fica por conta dos Duelos Rankeados onde enfrentamos jogadores de vários lugares do Brasil e dependendo do evento e do servidor, de todos lugares do mundo. Aqui os jogadores começam no rank Bronze e vencendo os duelos passamos para Prata, Ouro, Platina, até chegar ao rank Rei dos Jogos e acredite, essa tarefa não é nada fácil e exige um deck muito poderosos e estratégias matadoras. É aqui que você testa suas habilidades ao máximo.

Recentemente lançaram também a Sala de Duelo, local onde jogadores podem trocar suas IDs e duelar, podendo inclusive ter outros jogadores como expectadores assistindo o duelo dentro de uma sala.

Seguindo temos os Duelos Casuais, como o nome já deixa claro aqui enfrentamos jogadores do mundo todo em duelos sem compromisso, sem correr o risco de perder rank, se tornando um ótimo lugar para testar novos decks.

Outro grande destaque da Arena JXJ é a categoria de Duelos com Amigos, outra seção que o nome é auto explicativo, chame um amigo já adicionado para um duelo.

Finalizando temos o Replay de Duelos onde podemos rever nossos duelos mais épicos salvos, até um total de 5.

Conclusão

Yu-Gi-Oh! Duel Links é um jogo surpreendentemente profundo, com gráficos muito aceitáveis e honestos para um jogo gratuito, tem total suporte da Konami, um cenário competitivo e comunidade fortes e uma simplicidade muito bem vinda que atrai tanto jogadores mais casuais como os ávidos por desafio.

Vale muito a pena jogar, afinal é gratuito e tem muita qualidade, só vacilando de vez em quando com os servidores caindo (mais recorrente no lançamento, hoje quase totalmente superado e estável), alguns poucos hacks e se tornando um pouco repetitivo nas missões de PvE depois de muitas horas, mas não chegando a enjoar completamente, apenas fazendo diminuir o vício gradualmente.

Um grande acerto da Konami e obrigatório para os fãs de Yu-Gi-Oh!