Review | Resident Evil Revelations 2

resident-revelation-2

Resident Evil Revelations 2 – Apesar das merecidas críticas aos últimos jogos da franquia nunca deixei de acreditar que Resident Evil tem um grande potencial e que até Resident Evil 5, a série principal contou com bons jogos.

Em minha visão apenas Resident Evil 6 é um jogo muito abaixo da média e por isso sempre achei exagero dizer que a franquia era decadente.

A campanha principal do jogo é dividida em duas duplas de personagens: Claire Redfield e Moira Burton e Barry Burton e Natalia Korda, sendo que cada personagem tem suas próprias habilidades, jogabilidade e background na história.

Não vá esperando um enredo mega elaborado pois poderá se decepcionar, acredito que para um spin-off da série principal está de bom tamanho, mas certamente cabeças não explodirão aqui, principalmente se você espera uma grande participação de Claire Redfield, protagonista de excelentes momentos em Resident Evil 2 e Code Veronica.

É bem verdade que as já citadas habilidades que cada um dos 4 personagens possui acaba por gerar uma variedade no gameplay que seria bem mais pobre se todos apenas usassem armas de fogo.

Apenas para exemplificar sem dar spoilers, na primeira missão controlamos Claire inicialmente desarmada e após encontrar Moira e uma arma, obviamente ela passa a ser a atiradora da dupla, enquanto Moira usa uma lanterna para dar suporte em meio a escuridão quando as duas tem de encontrar uma chave.

Barry segue o estilo de Claire e Natalia tem uma habilidade única que é melhor não dar detalhes para não estragar a experiência de cada um.

A ambientação do jogo está interessante pois ao contrário de grande parte dos games de tiro da atualidade, este tem um ritmo mais contido, uma trilha sonora que trabalha a favor do suspense, não que você vá tomar sustos a todo momento, mas em minha experiência cheguei a me assustar algumas vezes, é bem verdade que mais pela trilha e ambiente do que com inimigos, mas já é um feito vide 99% dos games que se propõe a ser de horror hoje em dia e falham.

resident-evil-revelations-02

Um fator que não contribui para que os inimigos não sejam verdadeiramente assustadores é o gráfico que está bem em cima da média, pois não chegam a estragar a experiência de jogo, mas também não agregam valor.

Talvez um fator que contribuiu com o game foi o lançamento em episódios já que vivemos provavelmente o auge das séries de TV / Streaming e a cada término de episódio, Resident Evil Revelations 2 nos entrega um suspense que gera ansiedade para o próximo capítulo. É bem verdade que aqueles que jogarem o jogo completo de uma vez podem perder um pouco desse impacto, no entanto o clima ainda estará ali para esses, mesmo que em menor escala.

Com Resident Evil Revelations 2 voltamos à normalidade na franquia, um bom jogo com algum suspense e bons momentos de ação, não é nem de longe o melhor game da série, mas cumpre o papel de ser um misto de mecânicas renovadas para os tempos atuais com uma pitada do survival horror do primeiro RE.

Por ser um jogo relativamente curto, recomendo a compra com algumas ressalvas, assim como Dragon Ball Xenoverse que lancei o review ontem, Resident Evil Revelations 2 é mais um jogo para fãs, pois se tratando de um jogo para todos ele não agrada tanto como um Gears of Wars só para dar um exemplo.

Acredito que esse game tenha sido importante para a Capcom, já que dando uma polida nos gráficos e na história, a franquia tem tudo para voltar ao auge dentro das história principal e se tornar uma game desejado por fãs e também aqueles que apenas querem um excelente jogo.

Quem sabe não consigam fazer um novo clássico survival horror em Resident Evil 7? Gostei moderadamente de Resident Evil Revelations 2, mas espero bem mais para o próximo.

REVIEW
Nota
7
Compartilhar
Artigo anteriorUm olhar crítico sobre o curta animado Me!Me!Me!
Próximo artigoRevelado o Vampiro Cassidy da série Preacher
Fundador do site Elite 42, dedico meu tempo a consumir entretenimento e compartilhar experiências com você, nerd, geek e otaku da internet!