Introdução

Nesse retorno do site Elite 42 estamos em uma nova fase com muitas postagens de reviews e nada melhor do que continuar neste ritmo com o jogo favorito de todos os tempos deste que vos escreve.

30 anos da franquia Final Fantasy

Há 30 anos, em Dezembro de 1987, era lançado no Japão o jogo Final Fantasy, criado por Hironobu Sakaguchi, essa franquia viria a mudar como os RPGs eram vistos até então nos videogames.

Sem dúvidas é a franquia favorita de muita gente nesse mundo gamer.

Sinopse de Final Fantasy X

Final Fantasy X é fixado no mundo fictício de Spira, um território que consiste de uma grande superfície dividida em três subcontinentes, rodeada de pequenas ilhas tropicais.

Embora seja predominantemente habitado por seres humanos, Spira traz características de uma variedade de raças. Entre eles estão os Al Bhed, que possuiu tecnologia avançada e idioma único. Os Guado que são menos humanos na aparência, com dedos alongados. Eles também têm uma propensão natural para a magia e conjuração de monstros. Ainda com menos aparência humana estão os leões Ronso e os anfíbios Hypello.

O jogo conta a história de Tidus, estrela do time de Blitzball, Zanarkand Abes. Durante um jogo de seu time, ele é sugado por uma entidade misteriosa e acorda no mar. Resgatado por pessoas estranhas, ele descobre que está 1000 anos no futuro. É revelado a Tidus por uma garota misteriosa da raça Al-Bhed que a entidade que o atacou é conhecida como Sin. Nessa jornada Tidus contará com a ajuda de Auron, Rikku, Wakka, Yuna (sua linda!), Kimahri e Lulu.

Os Personagens

Primeira coisa que devo dizer é que os personagens principais tem um carisma absurdo e devido a importância de cada um, falarei sobre eles separadamente:

Auron: é o personagem fodão do grupo, aquele que tem uma atitude meio poser, mas que deixa você querendo ser ele. Tem uma espada incrível e podemos dizer que é o mais forte do grupo fisicamente. A maior parte dos mistérios do jogo tem relação com este personagem e ele tem conhecimento sobre praticamente tudo que está acontecendo.

Rikku: ela é aquela personagem mais bobinha do grupo, amiga e engraçada, mas que se mostra importante do início ao fim da história. Seu estilo de luta é roubar os inimigos e utilização de itens para ataque.

Wakka: é o “zé graça” do grupo e grande companheiro, além de ter uma grande habilidade de Blitzball (um jogo da cultura do mundo de Spira), ele ataca os inimigos com diferentes versões de uma bola de blitzball e sua especialidade é derrubar os inimigos voadores. É um personagem muito mais legal do que minha descrição conseguiu demonstrar.

Tidus: é o protagonista masculino do game (temos dois protagonistas em Final Fantasy X), um cara maneiro, com grande senso de justiça e ao contrário de outros protagonistas de Final Fantasy mais endeusados, ele tem uma atitude correta e de homem o tempo todo, fazendo com que todos tenham admiração por ele e o tornando um grande personagem. É “o cara” do blitzball em seu tempo e utiliza uma espada como arma de combate. Além disso é engraçado e também fugindo do padrão básico de outros games da franquia, ele não é um adolescente retraído ou caladão e sempre se preocupa com a situação de seus amigos, em especial Yuna.

Yuna: falar dessa personagem me deixa arrepiado, todas as CGs e cenas in-game dela no jogo são absurdamente lindas, pura arte, além disso é a protagonista feminina do game. Sua dança em meio a água do mar para acalmar e direcionar a alma dos espíritos, pessoas mortas por um dos vilões do game, é uma das CGs mais lindas da história dos videogames.

Além disso Yuna é uma garota forte, decidida e delicada ao mesmo tempo. Ela é uma summoner e isso por si só já seria muito foda, mas ainda temos uma interação muito legal dela com os Aeons (como os summons são conhecidos no jogo), algo que não vemos em outros jogos de RPG.

Yuna é a personagem feminina, em todos sentidos da palavra, mais carismática e legal da franquia Final Fantasy, talvez uma das melhores da história dos videogames.

Kimahri: é o único do grupo principal que não é um humano, pertence a raça dos Ronsos e tem um senso de dever e proteção para com Yuna muito grande. Além disso é um personagem muito sábio e tem uma história própria muito interessante, principalmente quando chegamos em sua terra natal.

Lulu: é uma personagem mais séria e misteriosa, mas também muito companheira do grupo e poderosa. Ela é a “bruxa” ou “maga” do grupo, pois ataca com as magias mais tradicionais da série Final Fantasy. Ela é amiga de infância de Wakka e Yuna. Por saber o difícil destino que sua amiga teria que enfrentar para salvar o mundo, se torna uma das guardiãs de Yuna.

A Experiência de jogar FFX

Um jogo não é apenas gráficos, jogabilidade e ação, o que realmente marca um jogador é a experiência que aquele game lhe proporciona. Acredito que uma das melhores formas de se contar uma história é colocando os personagens importantes em uma jornada, em busca de salvação, conhecimento ou até mesmo aventuras.

Não a toa, os maiores sucessos em diversas mídias são jornadas longas, onde você acompanha o desenvolvimento dos personagens principais e passa a se importar com eles.

Temos o grande exemplo da jornada de O Senhor dos Anéis nos cinemas, a jornada dos mugiwaras no anime/mangá de One Piece, a jornada dos jedis em Star Wars e aqui nesse game temos uma jornada de sacrifício e salvação onde os personagens principais tentam resolver um problema que parecia impossível, sem perder sua humanidade.

Podemos sentir nos diálogos, muito bem construídos por sinal, uma personalidade muito peculiar em cada personagem, mas não de maneira forçada e sim muito humana.

A trilha sonora de Final Fantasy X transmite um sentimento absurdo e os gráficos nessa edição HD Remaster estão levemente melhorados e mais coloridos, com uma direção de arte belíssima que já encontrávamos no jogo original lançado no Playstation 2.

É possível jogar com a trilha sonora antiga ou em uma versão remasterizada que ficou maravilhosa.

O sistema de evolução dos personagens também tem uma adição já que podemos escolher entre dois spheres grids, o tradicional que jogamos na versão convencional do Playstation 2 e uma versão estendida para jogadores mais experientes que havia sido adicionada na versão internacional e está presente aqui. Os Dark Aeons que também eram exclusivos da versão internacional estão presentes nesse HD Remaster.

Final Fantasy X-2

A sequência da grande peregrinação de Yuna é um game completamente controverso e que desagradou muita gente que havia considerado a jornada concluída.

Outro ponto que gerou grande polêmica foi a mudança de visual e atitude de Yuna.

Pessoalmente acho esse game totalmente ok, não é excelente como o primeiro, mas também não é esse lixo todo, tendo um gameplay até bem legal baseado em um sistema chamado Garment Grid, onde literalmente trocamos as roupas e com isso as classes das personagens Yuna, Rikku e a novata Paine.

Foi adicionado no remaster um sistema de criação de criaturas onde podemos capturar monstros e para treiná-los para lutar junto com as garotas principais.

O pacote remaster HD ainda inclui o calabouço Last Mission no Final Fantasy X-2 e o extra Eternal Calm que liga os dois jogos.

Conclusão

Final Fantasy X | X-2 HD Remaster é um pacote completíssimo e que trás um dos jogos mais aclamados de todos os tempos para o Playstation 4, Ps Vita, Playstation 3 e PC.

Mesmo que você não seja fã do Final Fantasy X-2, a compra é super válida e a nota não é comprometida pois podemos encarar essa continuação apenas como um bônus na compra do Final Fantasy X.

Um jogo incrível que trás grande nostalgia, uma jogabilidade complexa caso queira explorar tudo e tem grande qualidade no roteiro e personagens carismáticos.


Gostou do post? Então que tal seguir o nosso Twitter e curtir a nossa página no Facebook para você continuar acompanhando todos os nossos posts sobre coisas nerds e cultura pop em geral, diariamente, em suas redes sociais.


Se você tem alguma sugestão de post, dúvidas, críticas e elogios, nos envie um e-mail para [email protected]. Queremos ouvir você, sua opinião é sempre muito importante para nós!


Você já faz parte do nosso Grupo no Facebook? Faça já parte e interaja com os redatores e outros leitores do site! Link para o grupo: https://www.facebook.com/groups/elite42