Nintendo corta expectativas de vendas do Wii U em quase 70%

Wii_u_header

A Nintendo, revisando suas previsões de vendas para o ano fiscal – que termina em março – reconheceu os números nada favoráveis do Wii U e cortou sua expectativa de comercialização por mais da metade.  A companhia agora espera um prejuízo de US$ 240 milhões. As informações são do Economia & Negócios.

A previsão de vendas do Wii U que foi primeiramente anunciada pela Nintendo era de 9 milhões de unidades até março, mas agora, a companhia espera vender apenas 2 milhões de unidades até essa data.

As expectativas de vendas não serão cumpridas por uma larga margem“, admitiu Satoru Iwata, presidente da empresa numa nota para a imprensa nessa sexa-feira (17).

Especialistas apontam os rivais PlayStation 4 e Xbox One como sendo um dos principais motivos para o fracasso do console, além da “perda de foco” da companhia e a concorrência acirrada dos dispositivos móveis.

Novos fregueses?

Iwata agora diz estar tentando atrair consumidores de plataformas móveis (tablets, smartphones), mesmo se recusando a lançar jogos para esse tipo de aparelho devido as “limitações multiplayer“.

O presidente da companhia, que tinha prometido números no azul para esse ano fiscal, acabou pedindo desculpas aos acionistas pelas previsões revisadas. Mas, segundo ele, isso não significa que ele renunciará o cargo.

O Nintendo Wii U foi lançado no final de 2012 e não tem apresentado números positivos até agora. Em compensação, o 3DS continua sendo o mais vendido no Japão e, em 2013, o mais vendido nos Estados Unidos.