Final de saga no anime de Hunter x Hunter: Saga das Chimeras Ants chegou ao fim! (Anime termina no episódio 148 com o Arco das Eleições)!

 

hunterxhunter_chimera-ants-final

 

[alert type=green ]SPOILERS DA SAGA CHIMERA ANTS!!![/alert]

A saga das Chimera Ants (Formigas Quimera) chegou ao seu final recentemente no anime de Hunter x Hunter lançado em 2011 pela Madhouse, mais precisamente no episódio 135 (estando no momento em que escrevo esse post no episódio 143). O fim dessa saga foi algo maravilhoso, aliás, não só o final, mas sim todo o desenrolar da saga que durou aproximadamente 50 a 60 episódios. Estou um pouco atrasado para comentar sobre o quão incrível achei essa parte da história de Hunter x Hunter, mas resolvi postar mesmo assim pois o post estará pra sempre nos arquivos do site e infelizmente foi anunciado recentemente que o anime terminará no episódio 148 já que está encostando na história do mangá.

O anime que era exibido em um horário convencional de shonens no Japão teve que passar para um horário mais tarde pois o conteúdo da saga era extremamente adulto e violento, mas vale ressaltar que essa violência nunca foi gratuita, sempre teve um grande propósito embutido.

Muitas vezes, ainda na época que essa saga era lançada em mangá na Shonen Jump eu me perguntava se aquilo era realmente um mangá shounen, pois o nível da história e a ferocidade das lutas eram muito acima de “colegas” de revista como Naruto, One Piece, Toriko, Bleach, entre outros.

Quem acompanha o blog há algum tempo deve ter percebido que sou um grande fã de Yoshihiro Togashi, tendo como meus dois animes shounens preferidos de todos os tempos Hunter x Hunter e Yu Yu Hakusho, e na minha opinião Togashi atingiu o ápice de sua criatividade nessa saga das Chimeras Ants, apesar da nova saga do mangá (Continente Negro) estar prometendo muito também.

Se você é fã do mangá Hunter x Hunter, pode acompanhar nossas análises semanais na seção Capítulo por Capítulo.

Knuckle_Ikalgo_Meleoron_Palm_Hunter_x_Hunter

O mais impressionante dessa saga Chimera Ants é a quantidade de personagens incríveis que Togashi conseguiu trabalhar ao mesmo tempo, pois dessa vez conseguimos ver o ponto de vista dos heróis da série (Gon, Killua, Hunter), mas também o ponto de visto dos supostos vilões (todas Chimeras), que pra todos que assistiram ou leram, ficou bem claro que não eram tão maus assim, pois apenas seguiam sua natureza e evolução natural, assim como os humanos fizeram por toda sua história.

Até hoje fico impressionado como Togashi conseguiu criar tantas personagens carismáticos, além de ter coragem de deixar Kurapika e Leorio de fora.

Personagens como Morau, Knuckle, Shoot, Novu, Palm surgirão nessa saga e me conquistaram muito mais do que personagens de outros animes e mangás que aparecem em todas as sagas mas são mau trabalhados e não conseguem se destacar. E aqui abro um parenteses para Morau e Knuckle…

Esses dois personagens são incrivelmente carismáticos, o primeiro tendo um estilo de luta totalmente criativo e uma personalidade muito legal, enquanto Knuckle é o “sucessor espiritual” de Kuwabara, sendo muito carismático, engraçado e cativante. Seu poder (que não me recordo o nome agora) é um dos mais legais que já vi em um mangá.

Uma coisa que o anime acabou superando o mangá de longe é a qualidade artística, já que na época em que Togashi escreveu e desenhou os capítulos correspondentes à essa fase ele parecia estar meio sem tempo e estava fazendo alguns rabiscos bem toscos e ruins, tanto que o último hiato do mangá foi enorme, provavelmente para dar tempo dele retomar a qualidade do meio do mangá, já que o início também não é grandes coisas, acho que o ápice de sua arte foi em Greed Island.

Morau_Netero_Novu

Voltando à Chimera Ants, vou comentar um pouco sobre o crescimento de Gon e Killua nessa fase. Foi muito interessante ver que Togashi colocou eles no devido lugar, pois sim, eles são crianças prodígio naquele mundo, mas ainda sim existem Hunters muito mais poderosos e são esses Hunter que resolvem a parada, tendo como ápice a luta de Netero contra o Rei Meruem (logo, logo falarei dele). Gon em seu objetivo de tentar trazer Kaito de volta ao normal ou da morte melhor dizendo, acaba se frustrando quase que durante toda a saga e Togashi mostra que nem tudo na vida é como desejamos, mostrando no fim Gon sacrificando tudo para vingar seu amigo Kaito, em uma das cenas mais épicas de todos os tempos em animes shounen (PALMAS para a MADHOUSE que fez um trabalho de animação inacreditável)!

Killua nessa saga cresceu como assassino e como Hunter, conseguindo superar as barreiras que seu irmão Illumi colocou em seu cérebro (literalmente) e começou a demonstrar mais ainda que tem um grande espírito de amizade ao se tornar amigo  daquele Chimera polvo, o Ikarugo. O Chimera camaleão Meleoron é outro personagem muito legal, que entra no time do “bem” e inicialmente em um shounen tradicional ele seria um vilão não é mesmo?

Os Guardas Reais, Yupi, Puf e Pitou, inicialmente parecem personagens rasos, mas a forma como evoluem (inclusive evolução é um dos temas principais desse arco), é tão incrível que passei a adorar eles, em especial o Yupi que no começo parece o mais raso, mas depois ele evolui de uma forma incrível, que fiquei até meio revoltado como ele morre meio de repente. A devoção dos guardas ao rei é comovente e o reconhecimento do rei para com seus subordinados mais perto do final é uma das coisas mais legais que já assisti (incluindo o achaque de Bambi do Puf em um dos episódios finais da saga, hehehehe).

Meruem_and_Komugi

Ainda teria muito o que comentar sobre essa saga, mas ela é tão complexa que vou partir agora para a parte principal, o ponto alto da saga para finalizar o post:

Meruem e Komugi!

Nenhum vilão de anime shounen é tão f0d4 quanto o Rei Meruem!

Um personagem que vai de um ser cruel que devora cérebros humanos para um ser quase onipresente e consciente de sua posição na evolução natural de sua espécie só pode ser incrível. É muito interessante como Meruem começa a perceber através de Komugi que existem seres que aparentemente são fracos, mas na verdade podem ter outras habilidades e qualidades que os tornam especiais. Se quando Meruem aparece pela primeira vez ele é totalmente frio e assassino, perto do seu fim ele demonstra ser mais “humano” do que os próprios seres humanos, inclusive isso é mostrado de forma brilhante no anime quando o narrador vai mostrando as coisas cruéis que a raça humana já fez, a desigualdade social, as armas de destruição em massa (inclusive esta sendo responsável por acabar com o Rei), enquanto as Chimera Ants estavam apenas seguindo seu ciclo evolutivo natural.

Tenho algumas teorias sobre a origem das Chimera Ants, mas para não dar spoiler dos futuros arcos do mangá aqui, deixarei pra outra oportunidade, em um post exclusivo para quem acompanha o mangá.

Então é isso, eu poderia discutir e escrever muito mais sobre essa incrível saga de Hunter x Hunter, mas acho que é impossível colocar sua magnitude em texto, apenas recomendo que se você não assistiu ainda, corra e assista! Mesmo se você não é fã de Hunter x Hunter vale a pena, claro que tendo o background dos personagens principais a imersão é maior, mas a quantidade de personagens novos e interessantes inseridos nessa saga é tão grande que mesmo se você começar daqui, vai conseguir aproveitar cada segundo.

A saga das Chimeras Ants é incrível e agradeço Togashi por tê-la criado, se as futuras sagas do mangá tiverem metade da riqueza e reflexão dessa saga, já terá valido a pena!

Agora é com você leitor. Deixe sua opinião sobre essa maravilhosa saga de Hunter x Hunter, sua teoria ou apenas expresse seu amor por ela, assim como eu fiz nesse texto!

Quem diz que mangá  não é arte e cultura, não leu Hunter x Hunter: Chimera Ants!

  • Conrado Torres

    Rafael Oliveira,
    Primeiro, muito boa essa postagem sobre o anime(2011).
    Estou finalizando o anime e estou acompanhando o final desta saga Chimera, realmente me surpreendeu a evolução dos personagens e como o tema é tratado.
    Parece que o anime que vinha amadurecendo aos poucos, deu um salto para um arco mais sério e achei super interessante.
    Curti cada episódio, o estúdio está de parabéns, a animação estava muito bonita e bem envolvente.
    Eu torço para que mais animes sejam apresentados com essa qualidade.

    Quem tiver alguma dica de anime, agradeço sempre é bom, pois as vezes acabo deixando um anime passar por não achar a sinopse interessante e posso acabar perdendo um puta anime mother fucker!kkkk

    • Junior Oliveira

      FullMetal Alchemist Brotherhood!! Meu 2º anime shonen preferido (Depois de HxH) Recomendo muito ele.

      • Conrado Torres

        Junior, muito obrigado pelo dica, acredita que até hoje não assisti FullMetal Brotherhood?
        é faz parte, mas tratarei de assistir…
        Mais dicas são muito bem vindas! rs
        Abraços.

        • Junior Oliveira

          De nada, parceiro. Tem um anime seinen q eu curti bastante, eh bem complexo, maduro e profundo. mas não sei se eh seu tipo de anime ou não rsrsrsrs Se interessar eh só me falar

          • Conrado Torres

            Gostaria de saber sim!
            pode mandar, qualquer dica é bem vinda, eu curto todos os tipos de anime, seja shounen, seinen, terror, ecchi, e por ai vai.
            e a história for boa e os personagens cativantes… da play e pega a pipoca! rs

          • Junior Oliveira

            O nome do anime é Monster, ele eh bastante conhecido pelos animes seinen

  • Anderson Silva

    Animes espetacular sem palavras . Como o anime é muito bem explicado apos assistir por completo observei algumas coisas que nao entendi bem 1º tinha um jacare formiga que vai embora nadando antes do rei e dos generais morrerem ele estava certo de continuar matando entao nao fala mais dele depois disso 2º a rainha nao come o kite para que ele possa renascer mais em uma parte do anime o Ging fala que ele tem uma habilidade que impede ele de morrer mesmo morrendo entao ele renasce como uma garotinha é isso ? 3º para que a rainha desse a luz a formigas fortes ele precisa de humanos fortes no entanto para que desse a luz a 3 guardas reais ela só comeu pessoas do vilarejo entao como eles eram tao fortes ? o rei faz total sentido pq ela passou muito tempo comendo humanos normais e raros, os lideres de esquadrão tb faz sentido pois eles nao eram tao “fortes”. E eh isso o resto acho que fez todo o sentido, caso vcs tenham um entendimento melhor que o meu digam ai 🙂

    • Marcelo Silva

      Em determinado momento é falado que as formigas que escaparam foram caçadas por outros Hunters. Esse jacaré deve ter tido este destino, como não era muito relevante não mostraram o que ocorre com ele. Sobre os guardas reais, eles ficaram bem mais tempo nos ovos que os demais, imagino que a quantidade de energia que consumiram também foi maior. O Kaito, bem , sobre ele eu tbm não entendi muito bem como ele foi reencarnar rs

  • João Gabriel

    CARALHO!! quando o Gon se transforma e simplesmente epico :O

  • Tâmara Moreira

    Perdoe-me Dragon Ball, mas Hunter x Hunter até o momento é o melhor anime que já assisti… Seu texto descreve o que senti…

    Os personagens são bem construídos, as reviravoltas incríveis. Os problemas pessoais, conflitos internos de Gon e Killua. O anime mostrar que de fato os dois são crianças e precisam evoluir e ter mais experiência. Mostra a razão do presidente ter o Nen mais poderoso. Mostra a política e corrupção. A família de Killua, quão poderosa é.
    A amizade de Gon e Killua é um deleite. Eu simplesmente me apaixonei pelo Gon e pelo Killua. Hisoka é incrível.

    De fato, deixar Kurapika e Leorio de fora foi extremamente corajoso, até porque Leorio está seguindo seu desejo e objetivo, ser médico. Kurapika desenvolveu sem Nen voltado para a vingança que não concluiu e se afastou.

    E de fato, o anime mostra que nem tudo é perfeito, que nem todos os desejos se concretizam e que ainda assim a confiança e esperança são necessárias, mesmo que sejam frustradas.

    Perfeito, só isso que tenho a dizer. Não consigo parar de assistir, até porque as lutas são incríveis e cada arco incrível.

    Parabéns.

    • bruno silva

      Eu sinto um certo arrependimento de ter assistido e lido Hunter x Hunter, pois eu era super fã de One Piece, Bleach e Dragon Ball, mas depois de assistir HxH, comecei a achar esses outros animes fraquinhos e bobonóides (e quem não vai achar?). Agora quando assisto qualquer shounen, automaticamente uso Hunter como referencia de qualidade. Não é o melhor mangá que já li (Neon Genesis Evangelion é superior), nem o melhor anime que ja assisti (Cowboy Beebop é o melhor), mas dentre o estilo shounen, Hunter é de longe o melhor de todos.

      • Tâmara Moreira

        Eu não li o mangá de Hunter, e lembro muito bem quando anunciaram no início. Meu anime preferido era Yu Yu Hakusho e de cara pensei, bom, se é do mesmo autor vai ser bom. E de fato é. Eu amei o fato do Gon e do Killua não vencerem sempre, sofrerem decepções e passarem por cada fase aprendendo e evoluindo. Estou igualzinha a você, agora eu comparo os outros animes ao HxH.. kkkkkkkk Como pode né…

        • bruno silva

          Se tiver uma oportunidade de ler o mangá, leia. é excelente, melhor que o anime.

          • Tâmara Moreira

            Poxa Bruno, obrigada pela dica… Vou procurar e ler sim… Agora que estou orfã do HxH, estou vendo vendo Bleach.. =D

          • Boa, vou buscar ler depois, uma pena que me informaram que está pausado desde o ano passado =/

          • bruno silva

            O mangá retornou esse ano depois de uma pausa de dois anos, mas já entrou em hiato novamente, com rumores de retornar somente em fevereiro, mas a saga atual ta phoda e promete ser melhor que a formigas quimera.

          • Vlw a informação 😀

      • Anderson Silva

        Isso que vc falo é verdade mesmo bruno …. Senti esse mesmo arrependimento porem ainda gosto dos outros animes. Eu nunca vi um manga, gostaria de saber como vc le ? ( pelo internet, compra resvista ) estou interessado em ler

        • bruno silva

          Oi Anderson, tem o site Union Mangás e também leio por um aplicativo Android que baixei para o meu tab. Brasil Mangás. Vale a pena.

      • Acabei de assistir o 135 de Hunter x Hunter, fantástico de verdade, deu prazer em ver, não houveram personagens mal trabalhados e que não fossem marcantes, as mortes não deram tristeza mas ensinaram lições, foi sensacional!

  • Gabriel Victorine

    caramba cara,realmente tenho uma coisa pra te falar … tenho 20 anos e te juro foi o primeiro post na minha vida que li inteiro sem pular uma parte e consegui entender toda sua sabedoria … parabéns adorei de coração ,seu compartilhamento e entendimento sobre o anime … esses vilões são muito fodasticos mesmo kkk, e tem um vilão que faltou citar aqui que é de outro anime ( Naruto ) o … MADARA …. olha eles pra mim nesse exato momento são os melhores vilões ,entendem o mundo e nos da a própria lição de vida ….

  • Vinicius Rocha

    Pitou, Youpi e meruem são alguns dos melhores “vilões” que já vi… Enquanto tantos outros são gênericos e rasos eles se desenvolvem de maneira incrivel, mostrando que até o vilão tem seus própriosmotivos… algo que jamais deveria ser tratado como banal…
    Mas do lado dos herois tem muitos interessantes também… Mas como eu queria que Meruem ficasse vivo…