Divertida Mente Pixar

Riley é uma garota de 11 anos de idade que deve enfrentar mudanças importantes em sua vida quando seus pais decidem deixar a sua cidade natal, para viver em São Francisco. Dentro do cérebro de Riley, convivem várias emoções diferentes, como a Alegria, o Medo, a Raiva, Nojinho e a Tristeza.

Antes de falar sobre Divertida Mente, tenho que comentar sobre o curta animado Lava. Li e ouvi algumas críticas sobre Lava ser bobinho ou um retrocesso ao que os filmes animados tem apresentado atualmente, no entanto o charme está justamente em sua simplicidade aliada a uma qualidade de animação brutal.

Sentimentos, como o próprio Divertida Mente mostra, são complexos, portanto acredito que muitas pessoas se divertirão e se emocionarão com belo musical de amor Lava. Eu me emocionei, me diverti e curti muito.

Agora o prato principal: Divertida Mente.

Depois de um longo tempo sem um lançamento relevante, a Pixar nos entrega novamente um grande filme. Divertida Mente provavelmente não é o melhor filme do estúdio, mas certamente é um dos mais criativos e emocionantes.

divertida_mente_riley

A Pixar já humanizou bonecos, monstros, animais, etc… o desafio de dar vida à sentimentos era dos maiores, mas que acabou sendo bem sucedido ao manter uma coerência em quase toda a projeção.

Divertida Mente tem uma mistura de aventura, humor e drama que acaba agradando todos os públicos, o que é um grande mérito, nada é exageradamente bobo como alguns momentos de Minions por exemplo.

O filme tem seus defeitos, achei que o ritmo é bem inconstante, ele começa extremamente emocionante e divertido, mas no 2º ato tem uma leve queda de qualidade para os adultos, pois se torna infantil demais com a introdução do amigo imaginário Bing Bong. Em compensação o filme termina magnificamente, com muita criatividade e emoção.

Mesmo esse possível lado negativo apontado no meio do filme é bem relativo, pois este recheio com a parte de aventura e cenários mega coloridos vão agradar em cheio as crianças e várias pessoas menos ranzinzas do que eu.

As emoções protagonistas são a Alegria e a Tristeza e justamente nesta segunda reside as situações e evoluções mais interessantes da trama, pois no fim o filme é sobre como aprendemos a lidar com essa emoção tão dura, mas necessária. Nós crescemos nos momentos tristes…

Nojinho, Raiva e Medo são coadjuvantes, mas ainda assim tem seus momentos e diria que funcionam perfeitamente, principalmente como alívio cômico.

Divertida-Mente-Pixar

Apesar de continuações da Pixar serem vistas às vezes com maus olhos por coisas como Carros 2, temos que lembrar que o estúdio também é responsável pelo maravilhoso Toy Story 3, o que me leva a torcer por uma continuação com uma Riley mais velha, algo como a história Andy em Toy Story.

Na real, essa continuação não é necessária pois Divertida Mente é tão completo que sutilmente podemos acompanhar as emoções adultas através dos pais da Riley e o mais legal é que sutilmente foi apresentado que na garotinha o sentimento que predomina é a Alegria, na mãe temos a Tristeza como chefe das ações e no pai temos a Raiva no comando. Muito bem pensado…

É interessante mencionar que além das emoções, o filme nos mostra de forma criativa vários componentes do cérebro e da formação humana como o caráter, as lembranças, o pensamento, o esquecimento, a imaginação, entre outros, ou seja, elementos que ironicamente pessoas com mais idade podem aproveitar muito mais do que as crianças.

Divertida Mente muito provavelmente levará o Oscar de melhor animação desse ano e se assim ocorrer, será mais que justo diante da criatividade e diversão proporcionadas pelo filme.

Recomendadíssimo!


Gostou do post? Então que tal seguir o nosso Twitter e curtir a nossa página no Facebook para você continuar acompanhando todos os nossos posts sobre coisas nerds e cultura pop em geral, diariamente, em suas redes sociais.


Se você tem alguma sugestão de post, dúvidas, críticas e elogios, nos envie um e-mail para [email protected]. Queremos ouvir você, sua opinião é sempre muito importante para nós!


Você já faz parte do nosso Grupo no Facebook? Faça já parte e interaja com os redatores e outros leitores do site! Link para o grupo: https://www.facebook.com/groups/elite42