chappie-filme

Um dos melhores filmes de ação / ficção científica dos últimos 10 anos foi Distrito 9 e se esse fato inicialmente acabou gerando uma boa reputação para o diretor Neill Blomkamp, por outro lado fez com que os cinéfilos criassem uma grade expectativa para os próximos filmes do cara.

Expectativas que não foram cumpridas plenamente com Elisyum e desceram um degrau a mais com Chappie.

Neill Blomkamp parece caminhar para uma carreira descendente, mas pra falar bem a verdade acho difícil que ele consiga fazer uma ficção científica pior do que Chappie, pois boas ideias o cara tem e neste longa ele as desperdiçou inacreditavelmente.

Chappie conta a história de um robô que possui uma inteligência artificial muito avançada que o faz ter comportamento e sentimentos parecidos com os dos seres humanos e foi construído por um cientista jovem e brilhante chamado Deon (Dev Patel do ótimo “Quem quer ser um milionário?”). Um dia, Chappie é roubado por dois gângsteres (Yo-Landi Visser e Ninja) que têm planos maquiavélicos para ele.

Essa é ideia central bem resumida do roteiro, que tem boas sacadas como a ideia de um robô nascer sem qualquer traço de conhecimento e crescer mentalmente assim como faria um ser humano, no entanto a execução é tão confusa e bizarra que dificilmente alguém conseguirá se identificar com o filme.

Para facilitar a compreensão do que quero dizer, colocarei em dois pontos chave:

1 – Os personagens são infantis demais pra um adulto levar a sério, fazendo com que o filme se torne pastelão em diversos momentos, com cenas bobas, piadinhas infâmes, Chappie é quase uma criança… e isso até seria aceitável se não fosse o ponto 2.

2 – O filme tem violência gore, momentos cruéis, palavrões, gírias, que mais uma vez seria aceitável, se não fosse o ponto 1.

Entenderam?

la_ca_0105_chappie

O filme não se decide se quer ser leve ou pesado, nem mesmo trabalha nenhum dos dois pontos com eficiência, fazendo com que se torne apenas um filme muito estranho, com um alguns momentos que se salvam, mas que em geral decepciona muito. É quase um Transformers com menos robôs e efeitos especiais (que por sinal estão muito bons).

O dois primeiros atos do filme são aceitáveis, se você estiver com muita boa vontade, mas o final do filme é algo constrangedor, daqueles momentos que todos saem do filme meio sem saber como aquele filme pôde acabar de forma tão ruim.

Sem muito mais o que acrescentar, vale dizer que Hugh Jackman está péssimo no filme, não me lembro de ver este bom ator em um papel tão ruim, seu personagem é extremamente caricato e mal desenvolvido, não entendo como ele e Blomkamp puderam fazer um projeto tão bizonho.

Yo-landi e Ninja conseguem ser menos piores que os dois já que na verdade são músicos e seu jeito caricato faz parte do papel e provavelmente de suas carreiras artísticas.

Como ponto positivo posso mencionar a trilha sonora que é até legal, mas que se perde em um filme tão medíocre.

Confesso que consegui rir em alguns momentos, me emocionei um pouco no início do filme por causa de algumas situações que Chappie passa, até me simpatizei com o robô e pelos personagens em alguns raros momentos, mas a história, desenvolvimento e final do filme são tão desconexos que fica impossível recomendar esse filme para alguém.

Esperava muito mais de Neill Blomkamp e talvez por isso a decepção tenha sido até maior do que deveria, veremos se o diretor acerta na próxima. No final só posso dizer que Chappie é um filme médio, que não vale a pena ser assistido no cinema, mas talvez valha seu tempo na televisão.


Gostou do post? Então que tal seguir o nosso Twitter e curtir a nossa página no Facebook para você continuar acompanhando todos os nossos posts sobre coisas nerds e cultura pop em geral, diariamente, em suas redes sociais.


Se você tem alguma sugestão de post, dúvidas, críticas e elogios, nos envie um e-mail para [email protected]. Queremos ouvir você, sua opinião é sempre muito importante para nós!


Você já faz parte do nosso Grupo no Facebook? Faça já parte e interaja com os redatores e outros leitores do site! Link para o grupo: https://www.facebook.com/groups/elite42