Capítulo por Capítulo: Naruto 699 – O Selo da Reconciliação

naruto-selo-liberta-tsukuyomi

Finalmente o mangá mais famoso da última década chegou ao fim (pelo menos a história principal).

Hoje foram lançados os capítulos 699 e 700 de Naruto e finalmente conhecemos o destino da maioria dos personagens.

Estava na dúvida se falava sobre os dois capítulos em um post só ou comentava cada um em seu própria post e decidi pela segunda opção para manter a coerência da coluna, afinal é Capítulo por Capítulo certo?

Então vamos lá…

naruto-capitulo-699

Kishimoto foi muito inteligente em dividir o final em dois capítulos, cada um com um estilo próprio, podendo assim agradar os fãs que curtem um estilo mais filosófico e também agradar a galera do “Happy End”.

 O título foi muito bem sacado pois o mundo ninja é todo baseado em criar ninjutsus através de selos e no início é mostrado a estátua de Hashirama e Madara com os dedos indicador e médio entrelaçados em um sinal de reconciliação (como talvez estariam Naruto e Sasuke se eles ainda tivessem os braços utilizados no golpe final), uma espécie de ninjutsu da paz.

naruto-699-hinata

No capítulo 699, Sakura e Kakashi chegam ao local onde Naruto e Sasuke estão acabados depois da luta final e finalmente o Uchiha pede desculpas para Sakura. Kakashi fica feliz pois finalmente os seus discípulos se entenderam e estão reunidos em paz como no começo da história, quando ainda eram crianças.

Após isso temos o “final do Sasuke”, pois nesse capítulo Kishimoto vai nos mostrando as consequências da guerra, os personagens sendo libertados do Tsukuyomi (incluindo Orochimaru e Kabuto que não tiveram seus paradeiros revelados nem mesmo no capítulo 700, odiei isso), tivemos o enterro do Neji, Kakashi se tornando o Sexto Hokage e ao mesmo tempo mostrando os sentimentos que Sasuke tinha por Naruto e o Uchiha constatando que quase destruiu tudo o que tinha por ter se entregado ao ódio.

naruto-kakashi-hokage

Nesse ponto acho que essa mudança do Sasuke é meio abrupta…. Kishimoto queria um final feliz para todos, porque Sasuke e Naruto já tinham lutado antes e ele não nunca mostrou um pingo de arrependimento. Ele ser perdoado na vila de Konoha é aceitável pois mostra que Kakashi o ajudou ao negociar com outros países alegando que Sasuke ajudou a libertar todos do Tsukuyomi e é alguém importante para o herói da guerra, ou seja, Naruto, mas a mudanças de pensamento dele pra mim não foi tão bem construída assim.

Se pensarmos com frieza e deixarmos o coração fanboy de lado, podemos supor que o ódio dos Uchihas poderia continuar, até porque muita gente poderia guardar rancor de Sasuke, mas lógico que Kishimoto preferiu não aprofundar nessa questão para que o capítulo 700 pudesse ser como foi, um final feliz.

sasuke e sakura

Continuando com os acontecimentos do capítulo 699, Sasuke decidi viajar pelo mundo em uma jornada de redenção e Sakura pede ir com ele, mas ele diz que a jornada é só dele, mas agradece Sakura por tudo que ela fez por ele (basicamente não desistiu dele igual o Naruto, mas ela é bem mulher de malandro pra mim, uhauhauhauhauhuha)…

Ele se despede dela da mesma forma que Itachi se despediu dele e confesso que isso foi bonitinho… Kishimoto acertou em cheio.

No fim, Naruto e Sasuke se encontram antes do Uchiha partir e Naruto entrega a bandana riscada de Itachi  para Sasuke(ou a bandana é do próprio Sasuke? não me lembro…).

naruto 699

O capítulo 699 foi um final mais dedicado a explicar os sentimentos do Sasuke e mostrar as consequências da guerra em flashes rápidos, e isso provavelmente foi para agradar os fãs mais sérios, pois o capítulo que comentaremos no post Capítulo por Capítulo: Naruto 700 foi mais para aqueles que curtem um final estilo novela, com muitos filhos, o herói se dando bem, etc.

No próximo post comentarei o que rolou no capítulo 700 e também o que achei do final como um todo, além de comentar brevemente a jornada que foi acompanhar Naruto por longos anos.

Aguardo vocês no próximo post então, ele deve sair amanhã, sexta-feira 07/11/2014 em algum momento da manhã!!!

Até mais!


Gostou do post? Então que tal seguir o nosso Twitter e curtir a nossa página no Facebook para você continuar acompanhando todos os nossos posts sobre coisas nerds e cultura pop em geral, diariamente, em suas redes sociais.


Se você tem alguma sugestão de post, dúvidas, críticas e elogios, nos envie um e-mail para [email protected]. Queremos ouvir você, sua opinião é sempre muito importante para nós!


Você já faz parte do nosso Grupo no Facebook? Faça já parte e interaja com os redatores e outros leitores do site! Link para o grupo: https://www.facebook.com/groups/elite42